NO AR
AGORA




Economia 07/12/17 | 11:07:02
Fonte/Autor: Endrio Francescon - Ramon Gabriel - Jornalismo Rádio Vitória - Foto: Divulgação
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • PROCON realiza pesquisa para comprovar descontos da "Black Friday"
  • Dos 119 itens pesquisados, 74 apresentaram descontos nos preços em Videira

No último dia 24 foi realizada em Videira a "Black Friday", uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas que tem como objetivo reduzir em grande proporção o valor de algumas mercadorias.

Contudo, algumas semanas após a realização, o PROCON do município concluiu um balanço sobre as reclamações da promoção. Aqui em Videira, ninguém denunciou alguma loja ou acionou o PROCON para reclamar sobre problemas na mercadoria adquirida na "Black Friday".

De acordo com o diretor do PROCON, Lauro Duarte Neto, até o momento, o que se cobrou no período da promoção por parte dos consumidores foram os direitos que cada um teria na aquisição de determinado tipo de produto.

Lauro disse ainda que as compras locais só podem gerar reclamações se for por defeito de fábrica ou não atendimento da assistência técnica.

PESQUISA

O PROCON promoveu também uma pesquisa entre os dias 13 e 17 de novembro, a fim de estudar se haveria variação no preço da mercadoria. Seis lojas de eletrodomésticos foram consultadas.

Dos 119 itens pesquisados, 74 apresentaram descontos nos preços dos produtos listados, enquanto 44 produtos não apresentaram variação de preço, mantendo o mesmo valor no dia da coleta. Apenas um produto apresentou aumento no preço, o que reforça a questão que as lojas de fato não elevam o preço dos produtos para depois aplicar o desconto.

O PROCON recomenda aos consumidores que pesquisem antecipadamente os produtos que desejam comprar, para que assim na data do evento, retornem ao estabelecimento para constatar se houve ou não redução de preços.