NO AR
AGORA




Saúde 13/03/18 | 12:19:08
Fonte/Autor: Endrio Francescon - Jornalismo Rádio Vitória - Foto: Rádio Vitória
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Má manutenção do ar condicionado é a causa de problemas de saúde
  • Especialistas alertam para a temperatura em que o equipamento deve funcionar

As tardes em Videira têm sido bem quentes. Conforme o site da Epagri/Ciram, a média dos últimos 12 dias, referentes ao mês de março, teve como média de temperatura máxima 29,5°C, fator este que estimula o uso de recursos para diminuir a temperatura, tanto em casa quanto em escritórios.

Nestas situações muitas vezes o ar condicionado aparece como uma possível solução, mas o que muitos sabem e poucos se preocupam é com os danos que o eletrodoméstico pode causar na saúde.

Conforme o pneumologista Carlos Waltrick, o ar condicionado causa o ressecamento do ar no ambiente em que está funcionando. A partir disto, as pessoas que fazem o uso exagerado do equipamento passam a sofrer com irritações das vias aéreas superiores, como o nariz e a garganta.

O grande problema do uso do ar condicionado é referente à má utilização do equipamento. Conforme Waltrick, as bactérias e os vírus ficam concentrados no filtro, o qual deve ser higienizado periodicamente, de 15 em 15 dias, caso contrário, as doenças podem aparecer no organismo do humano.

De acordo com o técnico em refrigeração Rodrigo Gatti, a manutenção é essencial para que as pessoas mantenham a saúde em dia, sendo que, se o ar condicionado estiver em estabelecimentos comerciais, é normativa de lei que o filtro seja limpado, pelo menos, de seis em seis meses. A recomendação é de que procure por um profissional especializado para realizar a limpeza ou a troca do filtro.

Outra recomendação, para que a umidade do ar não reduza tanto, é de que se deixe uma bacia com água ou uma toalha úmida no ambiente.

O uso do ar condicionado não é contra indicado, contudo, profissionais alertam para que a manutenção seja feita da forma correta. As temperaturas mais indicadas para se deixar o equipamento ligado no verão ficam entre 23°C e 25°C. Já para o inverno a variação é entre 26°C e 29°C.